O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem por finalidade a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, e especialmente a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional. (PORTARIA MEC N° 2.051/04, Art. 1º).
O SINAES propõe uma avaliação emancipadora e articulada:
Avaliação Interna (Autoavaliação Institucional) + Avaliação Externa (Avaliação dos pares; Avaliação de parceiros sociais) = Resultado da Avaliação da IES
O objetivo é articular a ação reguladora da Educação Superior, dever do Estado, com a dimensão emancipatória das práticas educativas, missão das IES.
Logo, a Autoavaliação Institucional é a nossa voz; nossa participação num processo que teve sua origem na perspectiva política democrática.
A autoavaliação Institucional é prevista pelo SINAES, e ocorre em nossa Instituição sempre antes do final de cada ano. A autoavaliação Institucional é focada nos seguintes eixos abaixo, para o desenvolvimento do Relatório de Autoavaliação Institucional, conforme Nota Tecnica INEP/DAES/CONAES No 065.
Dimensão 8: Planejamento e Avaliação
Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição
Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade
Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes
Dimensão 5: Políticas de Pessoal
Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição
Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira
Dimensão 7: Infraestrutura Física
No final de cada período letivo ocorre, através do SIGAA, a autoavaliação das disciplinas dos cursos, fazendo parte do que é previsto pelo SINAES.
A CPA orienta que as coordenações possam incluir em seus planos de gestão a realização de avaliações continuadas, gerenciadas pelos próprios cursos, para o acompanhamento da oferta do ensino público, gratuito e de qualidade.
Relatório de Autoavaliação Institucional da UFRRJ – 2023
A Sensibilização ocorre através de ações criadas pelo GT de Comunicação para informar e envolver a comunidade acadêmica no processo de avalição continuada.
Saiba mais no GT de Comunicação.
As devolutivas das avaliações ocorrem através do envio dos relatórios ao INEP e à toda comunidade acadêmica, principalmente às lideranças que ocupam cargos administrativos na UFRRJ (reitorias, direções, chefias e coordenações).
O GT Café Rural cria momentos para debates à respeito dos resultados junto à comunidade acadêmica.