A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela autoavaliação institucional como parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Nos termos desta Lei, a CPA constitui-se no órgão responsável pela condução dos processos internos de avaliação da UFRRJ, assim como pelo acompanhamento das avaliações externas (como ENADE, Avaliações in loco e Indicadores de Qualidade da Educação Superior), pela sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC (de acordo com a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES no 65 de 09 de outubro de 2014), e pela ampla publicidade de suas próprias atividades e resultados.
A CPA da UFRRJ é composta por membros de cada Campus de nossa instituição. Nossa equipe, junto com as demais instâncias da universidade, planeja, analisa e sistematiza o processo de avaliação, atuando desde a captação de dados até o compartilhamento dos resultados. Elaboramos relatórios anuais e trienais, que são enviados ao MEC, considerando todo o sistema avaliativo. Importante destacar que neste processo também somos avaliados em nossas atribuições e conduta.
A CPA, exercendo de sua autonomia no processo de avaliação, disponibiliza o feedback a toda comunidade acadêmica, através de nossas plataformas e pelos canais próprios de comunicação da universidade. Os relatórios também são encaminhados aos gestores dos diferentes setores, pois servirão como base para tomadas de decisões, objetivando a excelência na implementação de seus respectivos planejamentos – que, por sua vez, deverão estar em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (PDI/ UFRRJ).
A CPA da UFRRJ é regulamentada por Regimento dos Colegiados Superiores disponível em: DELIBERAÇÃO CONSU n° 32, DE 04 DE JUNHO DE 2014 (https://institucional.ufrrj.br/soc/files/2016/04/Delib032CONSU2014.pdf). Em nossa regulamentação são também previstos: desenvolvimento de estudos que tratem das políticas de avaliação; proposição de grupos de trabalho e participação de colaboradores para fins específicos, quando necessário.
Temos como princípio e prática a importância da valorização da função social de cada segmento que compõe a universidade, como servidores técnicos, servidores docentes, estudantes e comunidade do entorno, em relação dialética com o cotidiano universitário. A CPA deve ouvir e representar igualmente essas vozes, contribuindo assim com a missão institucional de desenvolver na sociedade a função social da universidade.
Para saber mais, acesse o Regimento Interno da CPA.